Listamos neste post 6 dicas que podem fazer com que você inicie esse processo já se destacando das outras empresas. Confira!

1. Verifique sempre seu estoque

Uma das grandes diferenças entre os e-commerces e as lojas físicas é que os primeiros ficam abertos sete dias por semanas, vinte e quatro horas por dia. Isso faz com que seja extremamente necessário manter o estoque físico e o virtual conciliados para que não haja pedidos de produtos que não estão mais disponíveis.

Alguns sistemas como o ERP, o WMS e até o Excel podem ajudar na organização, fazendo com que você consiga prever a demanda, anunciar a falta do produto — quando necessário — e depois fazer a reposição dele no estoque.

2. Escolha bem o meio de entrega dos produtos

Embora muitos varejistas utilizem apenas uma transportadora, o mais vantajoso é manter contato com várias. Isso porque elas costumam calcular os custos de formas diferentes e, ao ter como comparar os valores, você conseguirá optar por aquela mais vantajosa.

Os Correios também oferecem valores atraentes e estão presentes em quase todo o Brasil, no entanto, por ser uma empresa pública, depender exclusivamente de seus serviços pode ser um problema durante greves. Por isso, é importante ter outras opções disponíveis e sempre priorizar a melhora na entrega.

3. Passe ao cliente datas de entregas realistas

Embora ao iniciar a logística para o seu e-commerce seja difícil concorrer com os prazos de entregas dos grandes varejistas, esteja ciente de que passar uma data que você não consegue cumprir pode se tornar um grande problema. É muito mais indicado colocar um prazo de entrega realista, mesmo que ele seja grande, e conquistar o cliente com um bom atendimento e produtos de boa qualidade.

Oferecer ao cliente formas de rastrear os pedidos e verificar em qual etapa se encontra, enviar e-mails de atualização do status da entrega e até avisar com precisão quando a entrega ocorrerá, também são grandes diferenciais que podem agradar muito aos compradores.

4. Disponibilize a logística reversa

A logística reversa ocorre quando a loja virtual oferece a oportunidade de que o cliente devolva o produto caso haja algum problema.

A devolução do produto e o ressarcimento são direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor, mas o cliente precisa entender que sua preocupação vai além disso e que a empresa realmente se importa com a satisfação dele.

5. Proporcione um excelente atendimento 2.0

Disponibilize meios para que o cliente possa entrar em contato para tirar dúvidas e fazer reclamações com relação à entrega.

Isso pode fazer com que ele passe de cliente decepcionado a um cliente satisfeito com a empresa, portanto, assegure-se de que ele será bem atendido.

6. Esteja atento às redes sociais

O cliente do e-commerce tem o diferencial de ser mais exigente. Ele compara preços e também analisa a reputação da empresa nas redes sociais para assegurar-se de que ela é confiável.

Sendo assim, analisar e resolver as reclamações, incluindo as relacionadas a logística para e-commerce, tanto nas redes sociais quanto nos sites de reclamações, é essencial para conseguir conquistar a confiança de novos clientes — e ainda pode ser o diferencial para fazer com que um cliente insatisfeito volte a fazer negócio.

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Fonte: http://www.bloglogistica.com.br/mercado/logistica-para-e-commerce-6-dicas-para-comecar-e-se-destacar-no-mercado/